Casa e Decoração de Interiores
Fundamentos Básicos da Decoração de Interiores - 1
Foto retirada de www.podagaita.com
A decoração de um ambiente vai muito além de apenas estética.
Um ambiente bem planejado e decorado corretamente pode auxiliar na redução do estresse, no relaxamento, na concentração e até mesmo no melhor desempenho. Se estivermos falando de uma decoração de um casamento, a decoração certa pode tornar o ambiente mais aconchegante, ou mais romântico, ou mais aventureiro, fazendo com o que os convidados guardem aquela sensação inconscientemente em suas memórias, ainda que não reparem em todos os detalhes da decoração. Já se estivermos falando de um ambiente de trabalho, uma boa decoração pode passar ao cliente a impressão de seriedade, comprometimento, dedicação, além de auxiliar no seu rendimento. Uma sala na sua casa pode transmitir aconchego, incentivar o diálogo e a reunião familiar.
Já deu para perceber que decoração é muito mais que ter uma "casa de revista".
Inevitavelmente, a decoração anda de mãos dadas com a arte. E, dessa forma, é mais intuitiva para algumas pessoas que para outras, em especial as pessoas com dons artísticos mais desenvolvidos. Entretanto, decorar tem muito de técnica e raciocínio, e se você conseguir dominar os fundamentos básicos da decoração, certamente conseguirá planejar bons ambientes.
Planejar um ambiente de forma a aproveitar o espaço e torná-lo aconchegante e personalizado é mais fácil do que parece, desde que você se atente a alguns princípios.
Hoje vamos falar de um deles:
1. Estilo e Cores da Decoração
Antes de se aventurar comprando mobílias caríssimas assinadas por designers renomados, ou sair copiando aquela sala maravilhosa que você viu em um site na internet, DEFINA o estilo da decoração e a paleta de cores que utilizará.
Isso vale para qualquer decoração: da sua casa, do seu ambiente de trabalho, decoração de casamento, de festas infantis, tudo! O estilo da decoração deve ser a primeira coisa a ser pensada, seguido da paleta de cores.
Por exemplo, se estivermos falando da decoração de um casamento ou da decoração de uma sala de estar, podemos pensar nos estilos: clássico, rústico, moderno, minimalista, etc. Vamos supor que nossa intenção seja decorar a sala de estar da sua casa e que optemos por uma sala clássica. Com base nisso, decidiremos a paleta de cores.
Uma sala clássica não combina bem com cores muito vivas e chamativas, sendo que o estilo preza por cores igualmente clássicas. Por exemplo, bege, nude, cinza, preto, branco, marrom.
Foto retirada do blog www.arquidicas.com.br
Já uma sala em estilo moderno já comporta uma paleta de cores mais diversificada, como por exemplo mesclar as cores azul e verde com cores mais neutras, ou podendo até mesmo inovar com cores puras (também chamadas de vivas ou intensas).
Foto retirada do blog www.arquidicas.com.br
Foto retirada do blog www.arquidicas.com.br
1.1. Como Definir o Estilo da Decoração?
O estilo da decoração é, em geral, o que mais dá o toque de personalização ao ambiente. Uma decoração rústica pode ser tão aconchegante e bonita quanto uma decoração moderna, mas pode ser que você se identifique mais com uma ou com outra, ou ainda com uma terceira.
A melhor forma de se escolher um estilo de decoração é: pesquisando!
Pesquise muito, veja muitas fotos na internet, procure por estilos diferentes de decoração e somente depois decida qual tem mais a sua cara. Pode ser que você veja uma decoração linda e bem feita, mas o estilo não te agrade tanto. Lembre-se: tanto faz o estilo, se a decoração for bem feita e planejada, o resultado será incrível!
Tire o tempo que precisar para escolher o estilo da sua decoração. Lembre-se que esse é um dos passos mais importantes do seu planejamento, portanto vale a pena levar o tempo que for necessário, sem pressa.
De um modo geral, evite modismos. Por exemplo, o estilo retrô está em alta ultimamente, mas de nada adianta fazer uma sala de estar decorada em estilo retrô se você não se sentir bem nessa sala quando a moda passar. Toda moda passa. A mesma coisa vale para decoração de casamentos: o estilo rústico está em alta, mas o casamento deve ser atemporal. Imagine só daqui a vinte anos você olhar o álbum do casamento e não se sentir bem com a decoração.
DICA: Modismos podem ser bem vindos em algumas decorações específicas. Por exemplo, vamos supor que um fotógrafo queira fazer um ensaio fotográfico para seu portfolio e te chame para fazer a decoração de um recinto onde o ensaio será realizado. Nesse caso, utilizar uma decoração em alta na moda pode ser interessante, como o estilo retrô, por exemplo. Ou se estivermos falando de decoração de festas infantis, também pode-se pensar em um estilo em alta.
DICA 2: Apesar do estilo da decoração ser uma escolha muito pessoal, leve sempre em consideração o estilo arquitetônico do ambiente que você está decorando. Se a sua casa tem um estilo arquitetônico moderno e despojado, talvez valha a pena investir em uma decoração similar. Uma sala clássica pode destoar do estilo da própria construção.
1.2. Como Definir a Paleta de Cores?
Foto retirada de www.comprandomeuape.com.br
Foto retirada de blog.tanlup.com
Uma vez escolhido o estilo da decoração, escolher a paleta de cores é mais fácil. Como já dito anteriormente, alguns estilos requerem determinadas cores, como o estilo clássico, que não orna com cores puras e intensas. O estilo rústico preza por cores mais pastéis, podendo mesclar na paleta neutra uma cor verde ou laranja.
Vale levar em consideração a intuição para o belo e para a arte, mas há algumas dicas que podem ajudar na hora da escolha da paleta.
Cores vivas e intensas deixam o ambiente mais alegre e podem ser uma boa opção se combinar com seu estilo.
DICA: Para não errar na mão e deixar a casa parecendo um circo, vale apostar em uma paleta mais neutra e utilizar artigos com cores vibrantes pontualmente. Por exemplo, uma sala de paredes brancas com sofás em cores pastéis, colocando almofadas coloridas ou quadros com cores vibrantes nas paredes.
Cores cinzas e pastéis trazem mais seriedade ao ambiente, sendo que as cores escuras dão a sensação de diminuírem o ambiente, enquanto que as cores claras parecem aumentá-lo.
Algumas cores são capazes de trazer tranquilidade e serenidade a um ambiente, como o azul, em especial em tons mais opacos e escuros, ou a cor verde.
Uma boa dica é escolher cores que te agradam e depois pesquisar sobre tais cores e como elas nos afetam emocional e psicologicamente. Se aprovar a paleta, vale buscar muita inspiração na internet no estilo de decoração e na paleta de cores que você escolheu, até que a ideia inicial vá se criando na sua mente.
Por hoje é isso! Em breve vamos tratar dos demais fundamentos básicos para uma decoração bem feita e planejada.
0 comentários: