Casamento

Lista de Presentes para Chá de Panela / Chá Bar

06:14:00 Unknown 0 Comments


O Chá de Panela é uma tradição no Brasil. Antigamente, casava-se muito cedo e, em geral, quase ao mesmo tempo em que os homens começavam a vida profissional. As mulheres eram responsáveis pela casa e pelos cuidados com o lar, enquanto os homens encarregavam-se de garantir o sustento da família.

Sendo assim, o Chá de Panela teve início com a tentativa de amigos e familiares ajudarem os novos noivos, dando pequenos presentes, como utensílios de cozinha, baldes, vassouras, etc. Como a mulher era a responsável pela limpeza e manutenção da casa, era a mulher que recebia esses presentes de outras mulheres (mais experientes e que sabiam o que faltava em uma casa).

Com o tempo, o Chá de Panela passou a ganhar uma maior notoriedade, sendo que a noiva reunia-se com algumas de suas convidadas para o casamento, como as mulheres de sua família e amigas mais próximas, para festejar e receber os presentes.

Hoje em dia, muitas mulheres trabalham fora e cada vez mais os homens dividem tarefas domésticas com suas esposas (nada mais justo!), além de que as pessoas se casam cada vez mais tarde, dando prioridade às suas carreiras. Dessa forma, atualmente o Chá de Panela tornou-se mais uma tradição do que de fato uma necessidade.

Com a inserção da mulher no mercado de trabalho e a crescente participação do homem na vida doméstica, surgiu uma outra figura: o Chá Bar. Chá Bar é uma mistura de chá de panela com "chá de bebidas", onde a principal intenção é reunir o noivo e a noiva, bem como seus convidados, sem separar homens e mulheres.

De tal forma, no Chá Bar é comum pedir utensílios domésticos e bebidas ou artigos de uso pessoal, como meias e cintos.

Seja qual for o Chá que você escolher, é altamente recomendado fazer um. Além da tradição, é uma maneira de reunir as pessoas que lhe são queridas e festejar um pré casamento. Ademais, ainda que os presentes sejam, em geral, de pequeno valor, no total o valor dos presentes não é assim tão baixo, e para quem está montando uma casa sabe que cada real faz diferença. Esses pequenos utensílios domésticos, como ralador e saca-rolhas, são muito úteis e certamente ajudam muito os noivos, que agora iniciam uma nova família e despendem já muitos gastos com a casa e o casamento.

Além disso, é também uma oportunidade para reencontrar amigos e familiares que estão longe e com quem você não tem tanto contato quanto gostaria.

Muitas pessoas ficam na dúvida se devem chamar todos os convidados da lista de casamento para o Chá de Panela/Chá Bare a resposta é: Não!

O Chá é um evento menor, mais íntimo, e tradicionalmente envolve o círculo íntimo de amigos e parentes da noiva ou dos noivos. Sendo assim, da sua lista de convidado chame apenas as pessoas realmente próximas. Uma boa dica é chamar aqueles convidados que você chamaria para o seu aniversário.

Apenas fica um adendo: não chame quem não consta da sua lista de convidados para o casamento, pois ainda que seja uma celebração, o Chá tem o intuito de ajudar os noivos com presentes. Desta forma, é bastante deselegante que você convide uma pessoa para seu Chá, que essa pessoa leve um presente para ajudá-la na nova casa, e depois não seja convidada para o casamento.

Dito isto, vamos para uma sugestão de lista de presentes para Chás. Lembrando que é apenas uma sugestão e você pode acrescentar ou tirar itens que ache convenientes. Caso você opte por fazer um Chá Bar, também pode incluir algumas bebidas, como whisky e vinho, e alguns itens de uso pessoal, como meias e cintos.

(Clique na imagem)


Uma dica é primeiro fazer a lista de convidados do seu Chá, depois fazer a lista de presentes, conforme o que você e o noivo acharem necessário, e somente então dividir os presentes por convidados.

Culturalmente o Chá é feito para que os convidados presenteiem os noivos, então não é deselegante enviar o pedido de presente juntamente com o convite: Os convidados já esperam isso. Separe os itens que você deseja pedir por valores aproximados e envie para cada convidado juntamente com o convite para o Chá. Por exemplo: "Trazer baldes de plástico e vassouras".

Caso um item seja muito barato, peça mais de um ao mesmo convidado. Caso envie um pedido de um item mais caro, não peça nada além dele. Dessa forma, você distribui os pedidos aos convidados de uma forma mais igualitária, de maneira que todos gastem mais ou menos a mesma coisa.

Lembre-se também que você ainda terá a sua lista de casamento posteriormente, onde poderá pedir o que faltou do Chá e ainda presentes de valores mais elevados. O Chá não é o momento para pedir presentes caros, e sim pequenos utensílios domésticos.

Caso você deseje fazer um Chá com grande parte dos seus convidados, ou com mais de 50 (cinquenta) pessoas, é aconselhável contratar um profissional para assessorar o dia, pois é importante que os noivos possam aproveitar o momento e desfrutar de algumas horas com amigos e parentes queridos, e não que fiquem desesperados correndo de um lado para o outro resolvendo eventuais imprevistos que possam aparecer (e sempre aparecem).

Além disso, é também tradição recriar brincadeiras e jogos com os noivos ou a noiva durante o Chá, sendo que a comida e a bebida deve continuar sendo servida durante esse período, assim como os presentes devem ser devidamente identificados e guardados, para que os noivos abram depois, com calma. É importante saber quem deu o que para que vocês possam agradecer depois.




0 comentários:

Casamento,

Cinco Técnicas de Relaxamento que Toda Noiva Deve Saber

08:28:00 Unknown 0 Comments

Não surta!



A grande maioria das noivas passa por muito estresse durante a organização do casamento. Culturalmente, recai sobre a mulher a responsabilidade de organizar cada detalhe, o que leva algumas noivinhas a um verdadeiro surto pré casamento.

O estresse durante os preparativos é tamanho que existem psicólogos especializados nessa fase da vida de uma mulher, bem como projetos diversos voltados à redução do estresse nesse período, como o coaching de noivas.

Certa vez uma psicóloga, em entrevista para um blog, disse que algumas pacientes ficavam tão nervosas que chegavam a desenvolver problemas graves de saúde ao longo da organização do casamento, isso sem falar as que desmaiavam no dia.

Tudo isso pode ser evitado com uma série de cuidados que a noiva pode ter durante esse período (mas que são indicados para a vida toda). Primeiramente, manter a calma, manter-se organizada e buscar dividir as tarefas com o noivo é um bom começo. Procurar um coach de noivas também é recomendado, pois assim a noiva poderá trabalhar suas angústias e aprender a enfrentar esse momento de forma mais tranquila, buscando soluções viáveis e mantendo-se dentro de suas metas. O coach de noivas também pode ser realizado conjuntamente com o noivo, o que auxilia na interação e aproximação do casal durante essa fase. Além disso, caso a ansiedade e o estresse fiquem fora de controle, é também aconselhável buscar um acompanhamento psicológico, visando trabalhar as questões emocionais que desencadeiam todos os sintomas.

Mas existem cinco técnicas de relaxamento que TODA noiva deve saber e colocar em prática, especialmente durante os preparativos do casamento. Essas técnicas auxiliam o corpo a sair do estado de estresse, trazendo calma de fora para dentro, e podem ser utilizadas sempre!

1. Controle da Respiração

Quando ficamos ansiosos, nervosos, estressados, nossa respiração passa a ser curta, ofegante. Dessa forma, não oxigenamos direito e a tendência é que fiquemos ainda mais nervosos.

Assim que perceber que está começando a ficar ansiosa, preste atenção na sua respiração.

Quanto mais cedo você fizer o controle da sua respiração, mais cedo vai se acalmar. Por isso é importante aprender a controlar a respiração já no início da ansiedade, evitando entrar em uma crise.

Respirar lenta e calmamente é uma forma de enviar uma mensagem ao seu corpo de que está tudo sob controle e não há motivos para se desesperar.

Primeiramente, inspire pelo nariz, enchendo os pulmões até onde aguentar. Então, segure o ar por cerca de cinco segundos, e somente então expire pela boca, até esvaziar os pulmões o máximo que puder.

Repita esse procedimento quantas vezes forem necessárias. Inspire pelo nariz, segure o ar nos pulmões por cinco segundos, e expire pela boca. Calma e lentamente.

2. Relaxamento dos Músculos

Outra manifestação física da ansiedade e do estresse é a contração involuntária dos músculos, o que pode causar desconforto e até mesmo dores musculares.

Se possível, realize pequenas sessões de alongamento. Entretanto, se estiver em lugar onde não possa se movimentar tanto, como no trabalho, no metrô, na fila do banco etc, faça pequenos movimentos para aliviar as tensões da musculatura, como:

- realizar movimentos circulares e lentos com o pescoço, jogando a cabeça para frente, depois girando-a para um dos lados, para trás e para o outro lado, até voltar à posição inicial. Repita esse movimento quantas vezes achar necessário;
- realizar movimentos circulares e lentos com os punhos e tornozelos, aliviando a tensão nas extremidades. Repita quantas vezes achar necessário;
- massagear os ombros e pescoço. Com uma das mãos, massageie a região do ombro e pescoço do lado oposto, apertando suavemente com movimentos circulares. Repita quantas vezes forem necessárias.

3. Contar Mentalmente

Sabe aquela história de contar até dez? É mais ou menos isso.

Quando você conta, você tira o foco do seu pensamento do problema e passa a se concentrar na contagem. Dessa forma, você envia uma mensagem ao seu cérebro de que não precisa se centrar naquele problema agora. Acalme-se e depois resolva o problema, com tranquilidade e sabedoria.

Aquele fornecedor ainda não enviou o contrato? Aquele parente ou amigo chato fica dando palpite na cor da sua decoração? Você entregou o convite e a pessoa reclamou que o lugar da recepção é muito longe? Respire e conte.

Se você puder contar em voz alta é ainda melhor, pois além de se concentrar na contagem, você ouve sua própria voz, reforçando a sua atenção naquilo. Entretanto, se estiver em um lugar público, conte mentalmente.

Até... quanto for necessário!

4. Cuidar da Alimentação

A alimentação pode ser uma aliada poderosa das noivas. Primeiramente, manter a alimentação equilibrada e fazer atividade física é essencial para a saúde física e mental de qualquer indivíduo.

Mas além disso, alguns alimentos podem auxiliar na melhora do humor e na redução dos agentes estressantes e perturbações do sono.

De acordo com a Prof. Dra. Fátima A. A. Sardinha, nutricionista, alimentos ricos em triptofano podem ser bons aliados das noivas nesse período de preparativos do casamento. "O triptofano é um aminoácido que auxilia na formação do hormônio serotonina, podendo melhorar o humor, o que ajuda no controle da depressão e de fatores estressantes", afirma a nutricionista.

Além disso, a suplementação de ômega 3 também pode ser administrada para a redução do estresse e melhora do humor, uma vez que o ômega 3 também auxilia na redução da ansiedade e perturbações do sono.

Seguem alguns alimentos ricos em triptofano: queijo, leite, amendoim, castanha de caju, carne de frango e ovo. 

Mas lembre-se: nada é bom em excesso. Mantenha uma alimentação equilibrada e busque sempre a orientação de um profissional de nutrição.

5. Ouvir Músicas de Relaxamento

Algumas músicas podem auxiliar o corpo e a mente a entrarem em um estado de relaxamento. Na internet é possível encontrar inúmeras músicas instrumentais ou cantadas com o intuito de auxiliar na meditação e na busca pela tranquilidade.

Experimente ter algumas dessas músicas em seu celular e ouvi-las com um fone de ouvido durante o trabalho, ou durante uma caminhada, ou ainda dentro do metrô ou ônibus. Você pode também ter um CD de músicas relaxantes no carro e ouvi-lo no trânsito.



Como vocês podem ver, essas cinco técnicas são simples e fáceis de serem executadas, e podem auxiliar as noivas durante esse período de preparativos a manterem a cabeça no lugar. 

Sabemos que a organização de um casamento não é uma tarefa fácil e que envolve uma série de questões emocionais, afetivas, familiares, financeiras, e de planejamento. Mas calma!

Respire fundo, lance mão dessas cinco técnicas e tenha ao seu lado bons profissionais, que tudo vai dar certo!

0 comentários: